Você está aqui: Entrada Laboratório

Laboratório

Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos

O Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos, criado em 2012, resultou do projeto Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos (REIVE) que pretendia criar uma plataforma tecnológica para identificar, especificar, desenvolver e testar soluções inovadoras para gestão ativa e inteligente das redes de energia elétrica.

O objetivo era conseguir-se uma progressiva integração técnica e comercial de sistemas de microgeração e de veículos elétricos procurando evitar o reforço das redes e, em simultâneo, maximizar a integração de fontes de energia de origem renovável no sistema, garantindo a sua exploração com elevados níveis de segurança e de eficiência energética.

Gestão integrada inteligente

A componente laboratorial associada à mobilidade elétrica permite fornecer soluções de controlo e interfaces de carregamento de Veículos Elétricos capazes de garantir a interligação entre operador de mercado e operador de rede elétrica através de uma infraestrutura hierarquizada de controlo e comunicação, conduzindo à gestão integrada inteligente de veículos elétricos e recursos energéticos distribuídos.

Este é um projeto com uma elevada componente de inovação tecnológica que irá permitir o desenvolvimento de soluções e de protótipos pré-industriais com grande potencial de exploração.

Rumo a um novo paradigma

O Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos vem potenciar a mudança do atual paradigma de mobilidade ao criar as condições técnicas sob o ponto de vista da rede elétrica para uma utilização crescente de veículos elétricos.

Simultaneamente, este Laboratório vem impulsionar também a mudança do atual paradigma de operação das redes de distribuição para o conceito de rede inteligente explorando, ao mesmo tempo, a capacidade de armazenamento distribuída proporcionada pelas baterias dos veículos elétricos.

Contribuir para um país mais verde

O Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos vem contribuir para a prossecução dos objetivos da política energética nacional através de grandes reduções das emissões de CO2 decorrentes da integração progressiva e tecnicamente sustentada de veículos elétricos em conjunto com a exploração integrada das energias renováveis com caraterísticas de variabilidade, como é o caso da eólica e da solar fotovoltaica.

Tendo em conta o potencial de industrialização das tecnologias e produtos a desenvolver e dos serviços de base tecnológica que irá potenciar, este Laboratório contribuirá também certamente para a melhoria e transformação do tecido industrial.

Apoios e financiamento

O Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos foi financiado pelo FAI – Fundo de Apoio à Inovação e pelo ON2 - O Novo Norte. O INESC Porto, instituição de I&D com reconhecimento internacional, é o líder do projeto. O LNEG e o CEEETA-ECO – Consultores em Energia, Lda, dois importantes centros de I&D portugueses, estiveram envolvidos enquanto co-promotores.

A infraestrutura tem uma forte ligação ao projeto InovGrid, propondo um extensão à gestão de redes elétricas e soluções de controlo e funcionalidades, incluindo o desenvolvimento e teste de protótipos e sistemas piloto. O REIVE está ainda ligado a outros projetos a decorrer no âmbito do Polo de Competitividade e Tecnologia para o Setor da Energia, e a Programas Doutorais em Sistemas de Energia Sustentáveis do MIT Portugal.

Conteúdo relacionado
Visita Guiada
O primeiro em Portugal!

Infraestrutura laboratorial permite, pela primeira vez em Portugal, testar hardware e software avançado para gestão e controlo de redes elétricas em ambiente quase real.